A Casa dos Espiritos
Isabel Allende
Sinopse
Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.
Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba.
Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.
Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar.
Opinião
Já li este livro há uns bons anos atrás! Mas sempre que me deparo com com alguma menção a esta historia, sorriu e recordo com imenso prazer, as mais variadas emoções que tive ao ler!
Perplexidade, revolta, angustia... sentimentos que não se desvaneceram com o tempo!
Esta historia ocupa uma boa fatia de tempo, três gerações entrelaçadas no ambiente domestico e no ambiente social e politico que atravessou o Chile!
Majestralmente orquestrada por Isabel Allende, a historia de uma família, com tudo e todos os sentimentos inerentes.
O ambiente social, nos últimos tempos, revela a ditadura de Pinhochet, trás a visão sofrida de quem viveu esses tempos conturbados e diicieis com tudo o que o ser humano pode e consegue suportar.
Na já extensa bibliografia de Isabel Allende, em minha opinião esta é uma historia que não se deve deixar de ler!
Simplesmente Arrebatador!!
Sem comentários:
Enviar um comentário