domingo, 29 de dezembro de 2013

A Casa dos Espiritos [Opinião]


A Casa dos Espiritos

Isabel Allende



Sinopse

Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.

Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. 
Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.

As paixões da familia Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. 

Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar.

Opinião

Já li este livro há uns bons anos atrás! Mas sempre que me deparo com com alguma menção a esta historia, sorriu e recordo com imenso prazer, as mais variadas emoções que tive ao ler! 
Perplexidade, revolta, angustia... sentimentos que não se desvaneceram com o tempo!

Esta historia ocupa uma boa fatia de tempo, três gerações entrelaçadas no ambiente domestico e no ambiente social e politico que atravessou o Chile!
Majestralmente orquestrada por Isabel Allende, a historia de uma família, com tudo e todos os sentimentos inerentes.
O ambiente social, nos últimos tempos, revela a ditadura de Pinhochet, trás a visão sofrida de quem viveu esses tempos conturbados e diicieis com tudo o que o ser humano pode e consegue suportar.

Na já extensa bibliografia de Isabel Allende, em minha opinião esta é uma historia que não se deve deixar de ler!
Simplesmente Arrebatador!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...